Artrite Idiopática Juvenil Oligoarticular
A AIJ na forma Oligoarticular, se manifesta por Artrite que compromete uma a quatro articulações, durante os 6 primeiros meses de doença. É a forma mais frequente da AIJ. Acomete preferencialmente crianças do sexo feminino, com idade entre 2 a 5 anos, manifestando-se nos joelhos e tornozelos, geralmente de forma assimétrica (apenas um lado).
A uveíte está presente em 20% dos casos de AIJ – Oligoarticular, e em cerca de 10% dos casos, a uveíte precede o início do quadro articular.
A uveíte se manifesta de forma insidiosa e assintomática, observa-se olhos vermelhos, dor ocular, lacrimejamento, diminuição da acuidade visual e cefaleia. O diagnóstico da uveíte é feito através do exame oftalmológico de lâmpada de fenda, que mostra os primeiros sinais de inflamação, e deve ser repetido a cada 3 meses nas crianças com AIJ de início oligoarticular com FAN positivos.
Artrite Idiopática Juvenil Poliarticular Fator Reumatoide (FR) Positivo
A AIJ na forma Poliarticular com Fator Reumatoide (FR) Positivo), se manifesta por Artrite em cinco ou mais articulações, durante os seis primeiros meses de doença, com fator reumatoide (FR) positivo, ou artrite em duas ocasiões em um período de três meses. A AIJ – Poliarticular FR Positivo, é mais comum em meninas (90% dos casos), podendo ocorrer em meninos, com início frequente entre 12 a 16 anos.
Sintomas mais comuns são: anorexia, perda de peso, febre baixa, dor articular e artrite simétrica em mãos, dedos e articulações que suportam peso, especialmente quadris, joelhos, tornozelos de forma simétrica, é comum também desenvolver nódulos reumatoides, é a forma de AIJ que mais se parece com a Artrite Reumatoide do adulto.
Artrite Idiopática Juvenil Poliarticular Fator Reumatoide (FR) Negativo
A AIJ – Poliarticular com Fator Reumatoide (FR) Negativo, é definida como a artrite que compromete cinco ou mais articulações durante seis meses de doença, com fator reumatoide negativo. Acomete 20 a 30% das crianças com AIJ, acometendo crianças de ambos os sexos, com prevalência do sexo feminino, em torno de 10 anos de idade. As articulações frequentemente acometidas são; joelhos, tornozelos, punhos, carpos, tarsos, cotovelos. As regiões de mãos e pés, também podem ser comprometidas, podendo ocorrer ainda, febre baixa.